sábado, 21 de maio de 2011

O amor e a Arquitetura...

         Lembro quando era bem pequenina, que meu pai sempre que ia a Recife e me levava, visitava uma prima dele que morava nas próximidades da Av. Conde da Boa Vista. Curiosa como sempre fui, numa dessas idas, a vizinha de Carmelita (esse era o nome de sua prima) deixou a porta de seu apartamento aberta. Me lembro que eu devia ter uns 5 anos... quando olhei aquele apartamento, fiquei maravilhada. O piso era todo revestido em carpete num tom bege. As janelas tinham uma cortina com um tecido fino, transparente, na cor branca que balançava conforme o vento adentrava os ambientes... Aquele momento foi mágico!!!! Olhei em volta, o sofá com umas roupas jogadas por cima, num tom meio casual. A cozinha, tipo americana... nossa lembro que quando olhei fiquei pasma... achei lindo aquela integração dos dois ambientes... a sensação que senti??!!! Independência!
        Permaneci mais alguns instantes naquele transe de satisfação, do que eu estava vendo e da imaginação do que eu queria quando fosse "gente grande" como a dona daquele apê. Então, ela saiu do quarto, sorriu, e disse: -"tudo bem??!!! você quer um bombom??!!!  Não sabe ela, que o que eu queria naquele momento, era saber como ela tinha conseguido morar ali e que eu queria ter um lugar igual aquele pra mim... Apenas sorri e peguei o bombom e foi quando meu pai entrou e pediu desculpas por eu ter entrado, sem pedir, dentro da casa dela. Peguei na mão do meu pai e sai daquela casa, sem saber o que eu queria ser, mas com a certeza do que eu gostava.
       E hoje, posso dizer que foi nas proximadades da Boa Vista, em Recife, lá por 1986 ou 87 que me apaixonei por um apartamento que até hoje me traz boas lembraças. Por isso, quando coloco uma idéia no papel, tento imaginar se transmitirá ao dono a mesma sensação que senti aos 5 anos de idade... A sensação de amor à primeira vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário